Criar uma persona é um passo crucial quando falamos de estratégias de marketing, e ela é uma ferramenta valiosa para ajudar a empresa a segmentar o seu público-alvo e ter uma comunicação mais efetiva com o consumidor.
Podemos definir a persona como uma representação do cliente ideal, como uma pessoa fictícia, que possui objetivos, características de comportamento e demográficas, motivações, desafios, histórias pessoais, entre outros.
Muitas vezes ela é confundida com o público-alvo, mas, por mais que possam soar semelhantes, a persona é feita a partir do contato com o público-alvo, porém fica mais fácil de entender com um exemplo.
Vamos pensar em uma loja de roupas femininas.
Persona: Júlia, formada em publicidade,tem 21 anos, é solteira, trabalha em uma agência de publicidade, gosta de sair com amigos no fim de semana, praticar atividades físicas, conhecer lugares novos e ler.
Tem grande interesse por moda, e gosta de se vestir de forma elegante e moderna, sempre priorizando o seu conforto e qualidade, mas sempre buscando um bom custo-benefício.
Nas redes sociais costuma acompanhar influencers do ramo para sempre estar ligada nas novas tendências e inspiração.
Público-alvo: mulheres entre 18 e 30 anos, de classe média, que gostam de acompanhar tendências da moda, e busca, conforto e elegância no dia a dia.
Notou a diferença?
O público-alvo traz uma descrição geral e abrangente do grupo de pessoas que a marca visa atingir, enquanto a persona é uma representação específica desse grupo, onde seus comportamentos e interesses são mais detalhados.
Isso traz uma facilidade na hora de conversar com esse público, já que é muito mais fácil entender o que a Júlia precisa, do que o grande grupo de mulheres entre 18 e 30 anos procuram.
E é claro, não é necessário se prender a 1 persona, em um público-alvo podem existir dezenas de perfis diferentes, e então, isso irá depender de seu segmento e de quem você quer atingir, e quem é o seu cliente ideal, mas também não se pode exagerar, é sempre bom manter um meio-termo.
Como definir uma persona
Além dos aspectos demográficos e socioeconômicos, não consideramos apenas isso, é necessário um trabalho um pouco mais detalhado e preciso, onde entendemos as características mais subjetivas do cliente ideal, como, por exemplo:
sonhos
objetivos da vida
dificuldades do dia a dia
frustrações
passatempos
mídias consumidas no dia a dia
crenças e valores
expectativas em relação ao segmento da empresa
quais assuntos ele possui interesse
quem influencia suas decisões
A importância da persona na hora de comunicar com o seu público
Como já foi falado, é muito mais fácil compreender o que um público mais específico busca, então essa segmentação pode ajudar a ter uma comunicação mais eficaz e direcionada, aumentando seu potencial de conversão e sua competitividade dentro do mercado.
A partir da criação das personas, o conteúdo pode ser cada vez mais personalizado, visto que passa a ser mais fácil entender como ela busca informações e como consome essas informações. Assim como, esse conteúdo será mais relevante, o que irá gerar mais interesse por seguir e acompanhar a marca.
Outro benefício da persona para a comunicação, é entender qual o tom de voz deve ser usado para conversar com o público, fazendo a comunicação ser mais direta, clara e eficiente. E tudo isso, auxilia a precisão e eficácia de uma campanha, por exemplo, o que pode levar a um melhor retorno sobre o investimento.
Além disso, ao entender quais são os desafios da persona, é possível trazer a solução para isso na comunicação, fazendo com o lead chegue no momento de compra cada vez mais decidido da sua escolha.
Por fim, é possível enviar a mensagem certa para a pessoa certa, e quanto melhor for a sua comunicação, mais chances de conquistar esse público e despertar o interesse dos mesmos pela sua empresa.