SEO, o que é a importância para seu site.

O que é e a importância do SEO para seu site

Hoje em dia, todos usam os mecanismos de busca, como o Google, para praticamente tudo, assim, muitas pesquisas são feitas a todo instante. Essas buscas são feitas por um usuário que usa palavras-chave para procurar por algo, e partir disso, o Google, apresenta diversas páginas que se relacionam com o que foi perguntado.

Sabendo disso, estar em um bom posicionamento, dentro do ranking que aparece em cada pesquisa, é algo positivo, e por mais que você possa fazer isso de forma paga, essa não é a única solução, e é nesse momento que entra o SEO.

Resumidamente, o SEO (search engine optimization), são métodos usados para aumentar a visibilidade de um site quando os usuários pesquisam por certos produtos, serviços ou assuntos relacionados a uma página em mecanismos de pesquisa (como o Google), e assim, um site pode ter uma classificação alta, de forma orgânica.

Por mais que sua principal função seja melhorar o ranqueamento e o alcance de um site organicamente, as técnicas utilizadas não irão fazer com que mágica aconteça, é necessário ter um conteúdo de qualidade em conjunto com o SEO, para ser possível enxergar bons resultados.

Como o SEO  funciona?

Os mecanismos de busca possuem um processo de rastreamento para fornecer resultados, onde bots vão de site em site, e coletam e analisam informações sobre as páginas, e assim, passam a determinar qual a ordem em que cada uma deve aparecer nos resultados de pesquisa para uma certa procura.

Primeiramente, para a otimização do mecanismo de pesquisa, devem ser separadas keywords que devem estar relacionadas com o que sua empresa oferece, e partir disso, se cria conteúdo que seja relevante para cada uma das palavras.

Conteúdos de qualidade que se encontram em seu site aumentam a chance de ter uma alta classificação da página da web nos resultados de pesquisa. Esse conteúdo, seja ele um artigo, notícia, vídeo entre outros, ele deve ser pensado para conseguir fornecer aos seus clientes em potencial sobre sua empresa, mas também fornecer keywords, tags de título, meta descrições e links internos necessários para os mecanismos.

Existem diferentes técnicas de SEO, algumas delas são:

Palavras-chave: conhecidas também como keywords, são palavras/frases que potenciais clientes usam para encontrar conteúdos online e que as marcas podem usar para que os mesmos possam a encontrar com mais facilidade. É sempre importante procurar as que possuam altas taxas de pesquisa e baixa concorrência.

Conteúdo: independente da área, criar conteúdos baseados nas palavras-chave é uma parte vital do SEO, você pode verificar outros textos que estão bem classificados para tais keywords e entender melhor, e partir disso, criar o seu conteúdo original que atenda a demanda de seu público-alvo. Esse conteúdo deve ser interessante, relevante e também educacional, alguns exemplos são: blogs,  vídeos, artigos, podcasts, guias, infográficos e outros.

Título da página: essa é a principal maneira de chamar a atenção de um usuário, assim incrementar as keywords no mesmo é muito importante para que o motor de pesquisa escolha a relevância do seu conteúdo.

Meta descrição: o texto que aparece na página de pesquisa logo abaixo do título é chamado de meta descrição, e para ser considerada boa, deve permanecer em um limite de 160 caracteres, onde a informação esteja descrita claramente.

Links: todo site da web pode ter links que podem levar para outra página no mesmo site (links internos), direcionando os visitantes a acessarem e ficar mais tempo em seu site, bem como pode direcionar também o usuário a outro site (links externos), que caso seja para uma página de alta autoridade, isso gera um bom impacto no seu ranking.

Qual a sua importância para o marketing?

Pesquisas geralmente são a principal fonte de tráfego digital para as empresas, dessa forma, quanto maior a visibilidade nos resultados de pesquisa, maior a chance de ter um grande impacto em seus resultados. 

Quando a sua página da web está em uma boa posição na busca de um mecanismo, as chances de existirem novos visitantes nas suas páginas são altas, e com isso, a de realizar novas vendas também!

Ele também ajuda na segmentação do seu target, quando se faz o uso da keywords para otimizar sua página, você está automaticamente segmentando seu público, já que a mesma será encontrada apenas quando pesquisadas certos termos específicos.

Uma questão que tem se tornado importante para os motores de busca, é a autoridade de página, que nada mais é do que o seu site ser confiável, possuir alta qualidade e ter algo para oferecer. A pontuação vai de 1 até 100, e quanto maior mais autoridade. 

E por fim, outro ponto que torna o SEO relevante, é a melhora na experiência do visitante, já que ele irá encontrar o que procura com muita facilidade, e pode fazer com que ele até passe mais tempo em sua página (melhorando o ranking do site).

Em resumo, pode-se dizer que colocar métodos de SEO em prática, configurando todo seu site para estar entre os primeiros resultados de uma pesquisa, aumenta as chances de trazer ótimos resultados para o seu negócio, sendo uma técnica que não pode ficar de fora do seu planejamento de marketing.

  • SEO
  • 1 de November de 2022

Leave Your Comment Here