Sabendo disso, estar em um bom posicionamento, dentro do ranking que aparece em cada pesquisa, é algo positivo, e por mais que você possa fazer isso de forma paga, essa não é a única solução, e é nesse momento que entra o SEO.
Resumidamente, o SEO (search engine optimization), são métodos usados para aumentar a visibilidade de um site quando os usuários pesquisam por certos produtos, serviços ou assuntos relacionados a uma página em mecanismos de pesquisa (como o Google), e assim, um site pode ter uma classificação alta, de forma orgânica.
Por mais que sua principal função seja melhorar o ranqueamento e o alcance de um site organicamente, as técnicas utilizadas não irão fazer com que mágica aconteça, é necessário ter um conteúdo de qualidade em conjunto com o SEO, para ser possível enxergar bons resultados.
Como o SEO funciona?
Os mecanismos de busca possuem um processo de rastreamento para fornecer resultados, onde bots vão de site em site, e coletam e analisam informações sobre as páginas, e assim, passam a determinar qual a ordem em que cada uma deve aparecer nos resultados de pesquisa para uma certa procura.
Primeiramente, para a otimização do mecanismo de pesquisa, devem ser separadas keywords que devem estar relacionadas com o que sua empresa oferece, e partir disso, se cria conteúdo que seja relevante para cada uma das palavras.
Conteúdos de qualidade que se encontram em seu site aumentam a chance de ter uma alta classificação da página da web nos resultados de pesquisa. Esse conteúdo, seja ele um artigo, notícia, vídeo entre outros, ele deve ser pensado para conseguir fornecer aos seus clientes em potencial sobre sua empresa, mas também fornecer keywords, tags de título, meta descrições e links internos necessários para os mecanismos.
Existem diferentes técnicas de SEO, algumas delas são:
Palavras-chave: conhecidas também como keywords, são palavras/frases que potenciais clientes usam para encontrar conteúdos online e que as marcas podem usar para que os mesmos possam a encontrar com mais facilidade. É sempre importante procurar as que possuam altas taxas de pesquisa e baixa concorrência.
Conteúdo: independente da área, criar conteúdos baseados nas palavras-chave é uma parte vital do SEO, você pode verificar outros textos que estão bem classificados para tais keywords e entender melhor, e partir disso, criar o seu conteúdo original que atenda a demanda de seu público-alvo. Esse conteúdo deve ser interessante, relevante e também educacional, alguns exemplos são: blogs, vídeos, artigos, podcasts, guias, infográficos e outros.
Título da página: essa é a principal maneira de chamar a atenção de um usuário, assim incrementar as keywords no mesmo é muito importante para que o motor de pesquisa escolha a relevância do seu conteúdo.
Meta descrição: o texto que aparece na página de pesquisa logo abaixo do título é chamado de meta descrição, e para ser considerada boa, deve permanecer em um limite de 160 caracteres, onde a informação esteja descrita claramente.
Links: todo site da web pode ter links que podem levar para outra página no mesmo site (links internos), direcionando os visitantes a acessarem e ficar mais tempo em seu site, bem como pode direcionar também o usuário a outro site (links externos), que caso seja para uma página de alta autoridade, isso gera um bom impacto no seu ranking.
Um comentarista do WordPress
Olá, isso é um comentário.
Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.